Japeri inicia implantação de coleta seletiva

Objetivo é alcançar 30% dos domicílios até dezembro

Com o objetivo de estabelecer metas e estratégias para implantação do trabalho de coleta seletiva na cidade de Japeri, uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a equipe técnica da Secretaria Estadual de Meio Ambiente foi realizada nesta segunda (22). Além de definir os planos de ação, os trabalhadores da cooperativa responsável pela coleta receberam um primeiro treinamento a fim de aprimorar conhecimento sobre o tema.

O início do trabalho está previsto ainda para  esse primeiro semestre. A expectativa é de que até dezembro a coleta seletiva alcance até 30% dos domicílios de Japeri. Isso significa um grande impacto no meio ambiente e um aumento no ICMS VERDE do município. Antes da implantação definitiva, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente precisa realizar uma campanha de conscientização com a população sobre o descarte correto dos lixos domiciliares e comerciais.

A coleta seletiva é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável e tornou-se uma ação importante na vida moderna devido ao aumento do consumo e consequentemente do lixo produzido. Além de evitar a disseminação de doenças, contribui para que os resíduos se encaixem para os seus devidos lugares. Separar os resíduos entre plástico, metal, papel e orgânicos também é importante para acabar com poluições tóxicas que contaminam solos e águas de rios, trazendo malefícios imensuráveis ao longo do tempo.

A secretária da Pasta, Meire Lucy, falou sobre a importância da ação em Japeri: “Precisamos fomentar cada vez mais as políticas públicas de sustentabilidade em nossa cidade. A coleta seletiva, o aprimoramento desse trabalho em parceria com o Governo do Estado, trará muitos bons frutos para nossa região”, disse a gestora.